9 de maio de 2014

Como preparar uma festinha em casa?


Muitas e muitas amigas me pedem dicas de como organizar uma festinha em casa ou em buffet sem ficar maluca...ou menos maluca, a verdade é que não importa o tamanho da festa, se vai ser só um bolinho ou algo bem sofisticado, a gente sofre um bocado e não consegue deixar nada desapercebido, queremos o melhor, do melhor do melhor...afinal de contas...estamos falando de nada mais nada menos do que a melhor coisa das nossas vidas: NOSSOS FILHOS, e pra eles só queremos o melhor.


Decidi então escrever algumas dicas de como organizar uma festinha home made, onde você vai ser responsável por quase tudo: elaborar o cardápio, fazer listas e mais listas, lista de convidados, bebidas, doces, etc, mas se você conseguir se organizar direitinho, desde o primeiro momento e seguir algumas das dicas, tenho certeza de que vai conseguir fazer uma festa lindaaaaaaaaaaaa, cheia de detalhes encantadores, muitas coisinhas feitas por você e por sua família, e também você vai aprender com seus erros e ver que nem sempre tudo é possível e isso não é o fim do mundo, afinal seu filho vai fazer aniversário todos os anos e ate que ele tenha...bem...vejamos...uns 46 anos você vai querer fazer um bolinho pra ele todo ano né?! :) então pode errar a vontade por anos e anos, porque no ano seguinte vai ser melhor, melhor e melhor...acredite, confie...comemore, realize!




De volta ao básico

  • Defina o dia e horário, se possível faça a festa da criança no final de semana quando todo mundo está em casa e tem tempo de se arrumar e preparar a turma pra sair e de preferência de dia, a noite as crianças estão cansadas, irritadas e os pais querem sossego e muitos não querem sair da rotina, sair  a noite com os filhos, etc...

  • Defina o tema com pelo menos 90 dias de atencedencia, para dar tempo de encontrar tudo o que precisa.

  • Temas de Festas de 1 ano para meninas: Circo, Princesas Disney Baby, Moranguinho, Piquenique, Abelinha, Bailarina, Fazendinha, Ursinhas, Jardim encantado, Joaninha, Borboletas, Fadas, Confeitaria.

  • Festas de 1 ano para meninos: Circo, Fazendinha, Marinheiro, Cocoricó, Azul e branco, fundo do mar e peixinhos, Pequeno Príncipe, etc

  • Deixe os temas de personagens mais marcantes como: Backyardigans, Barney, Princesas do Mar, e outros dos Discovery para as festinha entre 2 e 5 anos, quando eles já conhecem toda essas turmas.

  • Se possível claro, deixe temas como: Barbie, Homem aranha, Batman, Hannah Montana, etc, para os maiores de 6 anos! Quando eles já batem o pé e escolhem o que querem!

  • Sempre que possível faça com personagens lúdicos e coisas originais como as fabulas: Chapeuzinho Vermelho, Alice, 3 Porquinhos, e tantos outros.

  • Nunca escolha um tema por ser da moda, faça aquilo que seu coração acha certo pra você não se arrepender depois por ter cedido à vontade de alguém da família ou uma amiga que insistiu pra você fazer algo que vc definitivamente não queria, mas pela amizade não quis contrariar e cedeu. Sempre faça algo que cabe no seu bolso,  não faça loucuras financeiras que irão comprometer seu orçamento nos próximos meses. O importante é comemorar, beijar seu filho, apagar as velas, e estar cercado de quem se gosta. O resto é uma frescura sem fim da nossa parte que como mãe quer o melhor frufru possível. Claro que frescura-frufru é  ótimo, mas tem que caber no bolso.

  • Para fazer tudo o que quer e deseja, se planeje com antecedência, deixe de comprar uma bobagenzinha por mês como um vestidinho sem graça ou sapatinho desnecessário e guarde esse dinheirinho num canto para fazer a festinha. Eu recomendo de verdade que se você quer fazer algo bem bonitinho guarde o quanto puder todos os meses dentro de um cofrinho, chame de cofrinho da festinha, vá guardando, você vai se surpreender com a quantia que vai acumular e vai dar pra fazer muito mais do que você imaginou.

  • Procure sempre fornecedores competentes, não vá no mais caro nem no mais barato, faça uma média, procure por bom atendimento, qualidade dos produtos, apresentação, prazo de entrega. O mais caro não é sinônimo de mais lindo e o mais barato não é sinônimo de bom negocio. Já ouviu falar que “o barato sai caro”. Então, é isso. Não economize na comida, procure sempre coisas de qualidade, comida é assunto serio e seu fornecedor tem que ser uma pessoa limpa e idônea! Sempre! Já imaginou achar um fio de cabelo na coxinha!? Deus me livre!
  

Como calcular os itens/quantidades para a festa em casa:

  • 1 lembrancinha por criança (compre 3 ou 4 a mais para garantir caso alguem chegue com um priminho que foi passar o final de semana em casa)
  • 1 lembrancinha por família (compre 2 ou mais para garantir)
  • Personalizados como BIS, Batom, Tic Tac, pirulitos, calcule sempre 1 ou 2 por criança!
  • Tubos de brigadeiro calcule 1 por pessoa ou 1 por criança
  • Tacinhas de doces 3 por pessoa
  • Tags para cupcakes 1 para cada 3 cupcakes
  • Tubetes 1 por família
  • Caixas de docinhos 1 por família
  • Cupcakes 2 minicupcakes por pessoa ou 1 grande por pessoa
  • Marmita de doces: 1 por família
  • Tags para doces como brigadeiro: 15 ou 20  tags para cada cento de doce
  • Bolo: 100 gramas por pessoa ou seja 50 pessoas: 5kg de bolo, peça 1 kg a mais sempre!
  • Docinhos: 6 por adulto e 4 por criança. Calcule sempre 2 a mais
  • Salgados: 10 por adulto e 6 por criança
  • Bebidas: 500/700 ml por adulto e 300ml por criança
  • Carne: 500 gramas por adulto em churrasco.




    Entre 90 e 60 DIAS ANTES
  • Defina o tema da festa, dia e horário, quanto antes você definir o tema, mais chances terá de alcançar o objetivo de fazer tudo dentro do seu cronograma de tempo e também financeiro, você vai ter maior visibilidade do que vai gastar, quem vai convidar e como vai ficar tudo bem antes do grande dia.
  • Defina o local, se for na sua casa é mais fácil porque você conhece seus espaços e limites. Se for no salão do prédio, verifique se tem cozinha equipada com fogão, geladeira, microondas e o que mais for precisar para servir todo mundo.  Se for buffet, visite-o com antecedência e de preferência no dia de uma festa pra ver como o pessoal atende os convidados e como é servida a comida, como funciona os brinquedos e como os monitores interagem com as crianças.
  • Consulte fornecedores para buffet, comida, bebidas, doces, personalizados, lembrancinhas, monitores, brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas. (Eu já contei inúmeras vezes que trabalho com personalizados, minha página do facebook com os meus trabalhos AQUI



    Entre 60  e 45 dias antes


    • já feche contrato com alguns fornecedores como o buffet ou o serviço de buffet a domicilio. Exija sempre um contrato com todos os dados do fornecedor, nunca pague o total do contrato antes da festa, aceite fazer algo do tipo: sinal, mais uma parcela o restante no dia da festa. Nunca pague tudo antes!! Nunca!
    • Procure quem faça filmes com a retrospectiva da vida do seu filho com fotos e se possível já envie as fotos de tudo para que a pessoa já comece a fazer o filminho, peça para ir vendo como fica, escolha a trilha sonora com musicas que lembre bons momentos de vocês como a gravidez, o parto, deixe o papai também participar...
    • Procure quem faça banners para a festa com fotos do seu filho. Procure em gráficas expressas na sua cidade ou pessoas que trabalhem com esse tipo de arte.
    • Faça e refaça a lista de convidados, pense na família primeiro, depois amigos mais próximos e depois os amigos da escolinha, club, etc. Não faça uma festa para muitas pessoas, mesmo que você queria muuuuuuuuuito, acredite você não vai conseguir dar atenção para todo mundo e sua casa vai ficar uma loucura, durante e depois da festa. Na hora de convidar os amigos priorize os que fazem parte do cotidiano da família, e também aqueles que tem filhos de preferência pequenos ou próximo da faixa etária do aniversariante, vai ser mais fácil pensar nas lembrancinhas e nas brincadeiras da festinha.
    • Pense no bem estar do seu filho, ele ainda é pequeno e muita movimentação pode deixa-lo irritado na hora da festa e acabar com seus planos de ótimas fotos! O numero mágico para festas em casa? 30 adultos e 15 crianças! Claro que nem sempre é possível...mas, enxugue ao máximo, e não se sinta contrariada em tirar alguem da lista porque é aquela moça que sempre fala com você no salão aos sábados, faça a lista de convidados priorizando: família, amigos próximos, famílias com filhos na mesma faixa etária e assim por diante...
    • Consulte preços para monitores de festa, se você vai convidar crianças de faixas etárias diferentes, veja com o profissional que está orçando se ele pode fazer brincadeiras para diferentes idades, ou se o trabalho dele é focado apenas em crianças de uma determinada faixa etária, informe também ao profissional como é o lugar onde será feita sua festa, se tem espaço suficiente para ele desenvolver as brincadeiras ou se vai ter que improvisar algo, etc...Pegue referencias de empresas de monitoramento infantil, é sempre bom saber do histórico antes de fechar o contrato.
    • Se voce for utilizar serviços de garçom e copeira já é a hora de começar a procurar profissionais para a festa, também procure entre os amigos se alguem tem alguma referencia para lhe dar, caso nao encontre procure em sites de busca esse tipo de serviço e se possível visite a empresa, ou peça para conversar pessoalmente com o profissional que vai servir na sua festa e tire todas as suas duvidas, geralmente um garçom atende bem entre 20 a 25 pessoas com a ajuda de uma copeira para retirar e repor os copos esse numero pode aumentar. Pense também em uma auxiliar de cozinha para ajudar a esquentar os salgadinhos e organizar as bandejas de servir.
    • Consulte muitas e muitas opções e feche o contrato das lembrancinhas, lembre-se de que crianças não se importam com coisas sofisticadas, ofereça como lembrancinhas kits de pinturas, bolinha de sabão, docinhos variados, um kit para plantar uma sementinha, etc. Coisas baratas e úteis para as crianças por algum tempo, porque logo logo elas largam por ai e voce pode acabar investindo muito dinheiro em algo que vai acabar indo para o lixo.
    • Se for dar alguma lembrancinha pra as famílias o melhor a se oferecer é algo útil como uma toalhinha, um porta retrato, etc. Prefira dar de lembrancinha para as famílias algo comestível como uma compota, um doce de leite em vidro, uma caixa com bem casados (bem vividos), uma caixa com pães de mel. Coloque um limite de custo para a lembrancinha e procure não ultrapassar.
    • Porque não fazer voce mesma a lembrancinha da festa? Quem tem acesso a internet hoje tem tudo...ou quase tudo na porta de casa, as ideias para fazer algo fofo é o que não falta por ai, e lojas que vendem itens para lembrancinhas também tem aos montes, pesquise, se inspire, coloque a mão na massa e nas caixinhas, voce vai ver o quanto é capaz de fazer algo lindooooooooooo e todo mundo vai amar...quem sabe até nao rola umas encomendas depois...ja pensou nisso?! Coragem mulher! Voce consegue!
    • Consulte e feche o contrato de personalizados para compor a mesa, muitos profissionais trabalham com agenda de eventos e precisam de prazos para poder fazer seus itens com antecedência e qualidade. !



    Entre 45 e 30 DIAS ANTES


    • Ligue para os fornecedores do buffet, comida, monitores, garçons, apenas para falar um      “oi”  e ver se está tudo ok com sua data. Certifique-se que eles sabem o seu endereço corretamente, envie seu endereço por email para todos, com pontos de referencia de como chegar ate sua casa, lista de telefones de contato, etc.


    • Se for encomendar doces e bolos é melhor visitar a doceira para provar os quitutes nessa data e tambem fazer a reserva de data, muitas doceiras trabalham com agendas super lotadas, então quanto antes voce reservar sua data melhor.
    • Comece a providenciar a roupa do aniversariante, sapatos, e também sua roupa. Mãe de aniversariante tem que estar bonitona também no dia da festa, assim como o restante da família, os irmãos e o papai tambem. Pense no tema da festa e compre roupas confortáveis para todos mas que ficarão de acordo com o tema proposto, se for formal um vestido para voce e uma camisa para o papai, se for um tema mais despojado um vestido levinho pra voce, um jeans com camisa e uma polo para o papai.


    • Ligue para a moça das lembrancinhas para ver se está tudo ok com seu pedido, assim como a pessoa responsável pelos personalizados. Se algo for atrasar você já estará a par do assunto e terá tempo hábil para buscar alguma solução. Se possivel peça que já comecem a enviar fotos das provas de tudo, para voce ver como está ficando e se precisar mudar algo voce terá tempo de sobra.

    • Contrate as mesas e cadeiras para os convidados, assim como as toalhas se for usar e tambem os cobre manchas e as capas de cadeiras.


    • Contrate o fotográfo. Dica valiosa: vá atrás de um especialista em festas infantis, alguém que sabe o que faz e sabe clicar crianças em movimento! Seja incansável nesse item, peça referencias, procure o melhor do melhor do melhor para isso, acredite, ja vi festas lindíssimas serem fotografadas de uma maneira tão absurda que não acreditei no resultado, sem contar o tamanho da frustração da mãe me gastar tanto tempo e dinheiro e não ter uma lembrança a altura para guardar.


    • Mande fazer os convites e se atente a preparar um mapa com seu endereço e como chegar ao locar da festa. Coloque também pelo menos dois telefones de contato. Fale com os convidados sobre a festinha e envie o convite eletrônico e o impresso com 20 dias de antecedência pra não ficar muito em cima nem muito antes senão as pessoas esquecem.




    Entre 30 e 20 dias antes



    • Envie os convites impressos pelo correio, e tambem os convites digitais, nada de convidar as pessoas "de boca" é feio e não se usa mais, é muito mais educado enviar nem que seja um email convidando a pessoa e a família.
    • Se voce vai fazer uma festa SOMENTE para os amiguinhos do seu filho, porque quer economizar ou não tem muita afinidade com os pais das crianças porque são em sua maioria da escola dele, seja bem especifica no convite e escreva algo do tipo: faremos um bolo para o Pequeno hora tal, se possivel deixe seu filho aqui tal hora e venha pega-lo tal hora. Isso evita surpresas caso não queira ou não possa receber adultos para a festinha.
    • Se você ainda não recebeu as lembrancinhas e personalizados entre em contato com a pessoa responsável. O ideial é chegar tudo com 15 ou 20 dias de antecedência para que você possa ver se algo precisa ser refeito ou se tudo lhe agrada, e se algo der errado voce terá tempo de sobra para correr atrás de algum item para substituir a lembrancinha ou complementa-la.
    • Separe e ORGANIZE toda a decoração da festa em caixas de papelão ou de plástico, vai facilitar muito sua vida na hora de organizar tudo. Etiquete todas as caixas para que voce possa se localizar na hora da montagem, separe decorações de personalizados e de descartáveis.
    • Se for fazer toda parte de comestíveis em casa (santa loucura!!) essa é a hora de providenciar todos os ingredientes, faça uma lista com antecedência antes de sair de casa, pense que uma lata de leite moça rende 30 brigadeiros gordos. Um peito de frango rende 80 coxinhas cheiinhas, anote tudo, absolutamente tudo que vai usar, temperos, óleo para fritura, papel absorvente, tudo mesmo, quanto menos vezes voce for as compras mais vai economizar, porque toda vez que entramos no mercado lembramos de algo que muitas vezes nem precisamos e acabamos levando!
    • Procure fazer as compras em centros atacadistas, onde os preços podem variar muito, assim como lojas especializadas em distribuição de balas e doces.
    • Faça a prova das roupas que vocês vão usar, peça para que alguem fotografe vocês vestidos para que voce possa ver se te agrada as composições.
    • Marque cabeleireiro completo pra voce, com direito a limpeza de pele pra uma semana antes da festa, voce tambem tem que estar radiante.




    Entre 10 e 5 dias antes

    • Passe uma tarde no cabeleireiro relaxando um pouco, faça uma limpeza de pele, pinte o cabelo, se curta um pouquinho.
    • Encomende as flores naturais, caso vá usar algo assim na mesa do parabéns.

    • Envie um email ou ligue pra todo mundo lembrando da festinha, que está chegando. Aproveite para mandar por email um mapa detalhado de como chegar na sua casa, para quem ainda nunca tenha ido.

    • Pegue a sua lista de fornecedores e ligue para todo mundo: buffet, garçom, locações de brinquedos e veja se está tudo ok, se estão ciente dos horários, local, se possuem seu endereço, seu celular para qualquer emergência. Qualquer problema ou se voce nao sentir confiança dá tempo ainda de encontrar outros profissionais.

    • Comece a organizar algumas coisas em casa como o espaço onde vai ser a festinha, limpe os móveis, retire algumas coisas do caminho que voce não queira que estejam durante a festa como abajures e vasos. Guarde tudo em lugar seguro.

    • Separe as roupas do seu filho para a festa. Se for fora de casa arrume uma malinha pra ele com algumas trocas, fraldas, cobertinha, etc. Já deixe no carro para não esquecer de nada, separe sua roupa tambem e as maquiagens, faça uma malinha pra voce e ja guarde no carro tambem caso a festinha não seja na sua casa.

    • Separe tudo que vai precisar para decorar a festa, se possível já coloque no seu carro (caso a festa seja em outro local que não sua casa).
    •  Separe CD’s de musicas infantis e um sonzinho, festa sem musica infantil não né?

    • Compre alguns metros de tule (véu) voce vai usar para cobrir a mesa de doces ou bolo já montadas antes da festa.

    • Compre as bebidas, se for servir em latas lave-as todas antes de guardar e coloque tudo pra gelar.



    2 dias antes


    • Monte um canto onde será a mesa dos doces, pode ser em cima de uma mesa ou um aparador, coloque a toalha, os suportes, pratos e potinhos, cubra tudo com um tule para que não caixa fios de cabelo, etc.
    • Se possível receba nesse dia as mesas e cadeiras, geralmente eles mandam tudo sujinho, sendo assim, você terá tempo para que eles troquem ou que você limpe tudo com um pano úmido e Veja.
    • Comece a montar a decoração da festa, comece pela mesa do parabéns, coloque a mesa no lugar definitivo, coloque a toalha e o suporte do bolo, se voce tiver preparado um mapa da mesa o utilize para se guiar e saber onde colocar exatamente cada personalizado, potinho, latinha e suporte. Não coloque os doces ainda, deixe para coloca-los um dia antes da festa. Depois de organizar  a mesa do parabéns com toda a decoração, monte a mesa dos doces com todos os suportes etc. Durante o processo vá fotografando tudo para que voce comece a ter uma noção de como as coisas vão ficar no final. Quando estiver satisfeita com a disposição dos itens, cubra tudo com o tule que voce comprou, evitando assim que caia alguma sujeirinha na mesa durante a noite.
    • Convoque a família ou as amigas e enrole os docinhos da festa, guarde tudo em bandejas cobertas com plastico filme.
    • Se for fazer marmitinhas de doces ou guloseimas ja pode enche-las e colocar no lugar que ocuparão na decoração.
    • Coloque as sacolinhas de lembranças no lugar e arrume as lembrancinhas.





    1 dia antes

    •  Não entre em pânico, tudo vai dar certo!
    • Coloque todos os doces e itens que ficaram faltando na mesa no lugar, tire fotos agora pra ver como a mesa ficou, se estiver satisfeita, cubra tudo com tule, feche a porta do local. 
    • Pegue o bolo na doceira, se for fazer em casa comece logo de manha e o deixe pronto ate a noite, caso voce não goste do resultado, voce terá tempo de procurar alguma alternativa em padarias ou docerias do seu bairro. Vale lembrar que voce só pode se responsabilizar em fazer o bolo da festa caso tenha toda ajuda necessária para fazer os outros itens, ou se tem plenos conhecimentos de confeitaria ou se ainda não se preocupar tanto se o resultado não for como o esperado. Em caso de duvida quanto a isso, deixe para uma confeiteira de confiança esse trabalho.
    •  A noite encha os balões e se tiver calor deixe-os em um lugar escuro e frio para que não murchem.
    •  Coloque o kit higiene no banheiro, as toalhas, papel higiênico sobressalente, etc.
    • Monte um trocador no banheiro com pomada, algumas fraldas e lencinhos arrumados em uma caixinha."
    • Se sentir necessidade, ligue novamente para alguns dos profissionais que te prestarão serviços na festa, confirme horário, endereço, o importante é voce ficar segura.
    • Vá ao cabeleireiro, faça suas unhas, arrume o cabelo, curta o restinho do dia e durma cedo.


    No dia da festa

    • Não entre em pânico, se algo ainda não deu certo...vai dar, e se não der, lembre-se que voce fez o seu melhor, então, curta a festa!
    • Certifique-se que seu celular esta carregado e ande com ele pra cima e pra baixo ou deixe com alguém que consiga atender os “perdidos” e fornecedores.
    • De uma pincelada na mesa e acerte os últimos detalhes da decoração. Coloque itens que só podem ser colocados na hora como docinhos gelados, etc.
    • De manhã cedinho já pendure os balões.
    • Peça para alguém se encarregar se receber os fornecedores, fotógrafos, comidas, etc.
    • Se arrume e arrume seu filho. Relaxe, se algo deu errado e não der tempo de corrigir relaxe...o importante é bolo, sua família e seu filho...o resto é festa!
    • Curta a festa...tire muitas fotos em família e relaxe amiga...ano que vem tem mais e voce corrige os probleminhas na próxima!


    Bom, acho que com essas dicas, um pouco de paciência e organização, voce vai conseguir fazer uma festinha linda e encantadora em casa, vai se animar tanto que toda vez que tiver alguma festinha vai se propor a organizar, com o tempo vai estar super preparada para o que der e vier, e vai aprender que imprevistos sempre irão surgir e cabe a voce usar sua criatividade para correr atrás e fazer diferente, lindo e imperfeitinho...porque festa boa...é sempre imperfeitinha :)

    Caso precise de personalizados para sua festa fale comigo:

    organizandoarrumando@hotmail.com

    Artigo: I Love Valentina

    Um comentário:

    1. Cibele,
      Amei as tuas dicas! Mesmo não tendo filhos, vou indicar esse post para o povo que tem! Facilita muito!!! Adorei, parabéns pelo post.
      Beijos
      adriana

      ResponderExcluir


    Deixe seu comentário, porque é ele a vitamina desse blog.
    Se preferir, fale comigo pelo e-mail leite.cibele@hotmail.com

    Beijocas.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...